Como começar a meditar em casa

 

como-comecar-a-meditar-em-casa

Olá, aqui é o Thomas trazendo mais um assunto de Saúde e Bem-Estar! Dessa vez vou falar sobre meditação, um tema que inclusive já abordei aqui no blog antes. Mas neste post eu quero ajudar quem ainda não sabe como começar a meditar em casa. Se é justamente essa a sua dúvida, continue lendo para as coisas ficarem mais claras para você!

COMO COMEÇAR A MEDITAR EM CASA

Não é preciso arrumar nenhum lugarzinho especial para começar a meditar em casa. Basta um cantinho mais silencioso e com menores chances de interrupções. Você pode escolher qual posição é mais confortável:

  • sentada no chão com as pernas cruzadas e a coluna ereta
  • deitada na cama ou no sofá com os braços esticados ao lado do corpo
  • sentada em uma cadeira com a coluna ereta

Não fique tentando a, qualquer custo, sentar em posição de lótus como você já viu alguém sentando antes. Essa postura não é recomendada para quem está começando, porque não será fácil sentar e permanecer em posição de lótus se você não tiver boa flexibilidade. Se você não tem, é melhor não forçar nada, para evitar que sinta dores durante a meditação preocupado (a) e fique rezando para a sessão acabar logo. O melhor mesmo é escolher uma posição confortável e permanecer nela por alguns minutos.

Aí vem a dúvida: por quanto tempo meditar? Bem, isso é você quem vai definir. Quantos minutos você tem disponíveis hoje? 10 minutos? 20 minutos? 30 minutos? Por quanto tempo você acha que consegue permanecer meditando, sem interrupções ou distrações? Por quanto tempo você ficará sozinho em casa apenas com o seu silêncio? Leve tudo isso em consideração e escolha o tempo mais adequado para você. Não há regras, embora alguns especialistas recomendam a prática de 10 minutos diários de meditação. Esse tempo é considerado suficiente pelo ex-monge Andy Puddicombe, por exemplo, criador do aplicativo Headspace. Saiba mais nesta reportagem aqui. 

Apesar da recomendação, escolha quantos minutos você tem por dia e reserve esse tempo exclusivamente para meditar. Não permita interrupções e permaneça sentado (a) ou deitado (a) concentrando a sua atenção na sua RESPIRAÇÃO. Essa é a melhor maneira de manter-se concentrado (a) quando você ainda está começando. Observe o movimento de inspiração e expiração do ar e em como o ritmo da sua respiração mudará durante a meditação. À medida que a sua mente se acalmar, você irá respirar mais lentamente. Continue com a sua atenção focada na sua respiração até que a sua sessão termine (programe um alarme no seu celular ou um timer em algum aplicativo).

MEDITAÇÃO GUIADA NO COMEÇO

como-comecar-a-meditar-em-casa

Quem está começando a meditar geralmente fica um pouco perdido durante a sessão de meditação. O que fazer durante aqueles minutos de silêncio que parecem não passar?! Bem, nesse caso eu sugiro que você escolha um guia para te orientar durante a prática.

O guia é aquela voz que irá lhe dizer exatamente o que fazer durante os minutos em que permanecer meditando. Eu acho que a meditação guiada é o caminho mais fácil para os iniciantes e recomendo que você procure áudios gratuitos no Youtube para meditar.

Há infinitas opções de meditações guiadas em português, basta tirar um tempinho para experimentar algumas e escolher aquela que mais combina com você. Essa escolha é muito pessoal, afinal, cada um gosta de um tipo de voz, de entonação, de conteúdo. De toda maneira, se quiser algumas indicações de aúdios, poderá encontrar alguns neste blog aqui. Recomendo, também, esse vídeo aqui embaixo sobre como meditar pela primeira vez.

No mais, você já está preparado (a) para começar a meditar e eu espero que você decida fazer isso agora mesmo. Depois da primeira sessão, volte aqui e me conte como foi a sua experiência! Adoraria saber!

Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *