Como Evitar Estrias na Gravidez

Muitas mulheres sofrem, ao engravidar, um esticamento drástico nas mamas e na região abdominal por conta do crescimento do bebê em um curto período de tempo – o que resulta em um dos maiores pesadelos de todas as mulheres, que são as estrias.

Estrias, em linhas gerais, são cicatrizes provocadas por este esticamento da pele durante a gravidez, apresentam-se como linhas rosadas que logo em seguida se transformam em linhas brancas, ficando bastante evidentes principalmente nas regiões citadas mas também nos glúteos e nas pernas.

Entretanto, existem alguns métodos que são eficazes na prevenção das estrias, ou pelo menos na diminuição das linhas – o que é um alívio para as recém-mamães e às que quase mamães que gostam de ir à praia e querem se sentir à vontade e bem com os seus corpos.

E são algumas dessas dicas de como evitar estrias na gravidez que iremos dar para vocês agora, fiquem ligados.

 

Cremes e Óleos Hidratantes para Massagens

Durante a gravidez é importante que as futuras mamães cuidem da pele, principalmente na região da barriga com óleos e hidratantes, pois eles são ricos em vitamina E, fornecem hidratação profunda à pele, evitando o surgimento de estrias provocando um relaxamento e possibilitando elasticidade à pele.

Dentre as muitas opções do mercado, utilize o chamado bio-oil, que pode ser aplicado já a partir do quarto mês de gestação.

Aproveite-os para aplicar massagens regularmente nas regiões mais afetadas pelo crescimento repentino (as mamas, coxas e a barriga), isso ajudará a ativar a circulação sanguínea nessas regiões.

Roupa Íntima

Quando estiver em período de gestação é importante usar roupas que permitam a barriga “respirar”.

Roupas íntimas de algodão e um pouco mais frouxas podem ser aliadas na hora de permitir uma melhor circulação do sangue, já que roupas muito apertadas tenderão a apertas algumas regiões propícias ao crescimento de estrias.

 

Alimentação

eliminar estrias na gravidez

Durante a gravidez procure fazer uma alimentação balanceada e rica em vitaminas C e E.

As frutas cítricas, como a laranja, a acerola e o limão, contêm elementos antioxidantes como o betacaroteno ou flavonoides que estimulam o colágeno da pele – combatendo assim as estrias.

Cereais integrais, grãos e óleos vegetais também possuem em sua estrutura elementos antioxidantes que protegem as células do organismo (bom para o combate ao envelhecimento da pele).

 

Peso

Fique atenta se durante a gestação você não está ganhando peso anormal, consulte o seu médico durante as consultas para saber sobre seus ganhos e perdas.

No geral é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada com abundância de legumes, frutas e verduras, além, claro, de carnes brancas, cereais integrais também são importantes.

Evite ao máximo o excesso de ingestão de açúcares e gorduras para que a elasticidade da pele não seja tamanha a ponto de causar estrias.

Consulte o seu médico a respeito de uma dieta regulada.

 

Atividades Físicas

gravidez sem estrias

Além dessas dicas é recomendado que procure fazer algumas atividades físicas voltadas à sua atual condição, dentre as atividades possíveis estão: caminhadas, alongamentos, ioga, pilates e hidroginástica são algumas das atividades que são recomendadas para mulheres grávidas.

Obviamente, consulte o seu médico para verificar se a sua gravidez é propícia ou não a trazer algum risco ao seu bebê.

E aí gostou deste artigo? Comente aqui embaixo, compartilhe em suas redes sociais e fique ligado em mais dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *